
Ainda falta pouco mais de dois meses para o Natal, mas muitos homens já estão deixando a barba branca e a barriga crescerem para dar vez ao Papai Noel que ocupa cadeiras de shoppings e lojas dos principais centros populares do Rio.
Mas, neste final de ano, os bons velinhos não querem ficar sozinhos e estão à procura de ajudantes para cuidar da longa barba branca, da roupa vermelha, além da extensa fila de desejos das crianças. De olho no faturamento e na oportunidade de um emprego extra, mulheres de 18 a 25 anos participaram nesta quarta-feira (13), no Rio, de um curso de formação de “Noeletes”, como são chamadas as ajudantes de Papai Noel.
O diretor do curso e Papai Noel nas horas vagas, Limachem Cherem, explica que as vagas de “Noeletes” geralmente são preenchidas por professoras do ensino infantil e estudantes. Segundo Cherem, gostar e ter paciência com crianças é fundamental para as concorrentes ao cargo.
“As meninas desempenham tarefas de baby sitter, como tomar conta de crianças, arrumar a roupa do Papai Noel enquanto ele trabalha, segurar as crianças, consolar os pequenos em caso de choro, organizar a fila para fotos, entre outras coisas”, resume o professor.
No Workshop, as “Noeletes” têm aulas de dicção, postura, interpretação e noções de figurino. Os ganhos das assistentes podem chegar a R$ 1.700 pelo trabalho de 40 dias.